quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ansiedade



Pessoas maravilhosas ficama ssistindo ao teatro de terror na sua mente sem fazer nada. Não sabem que o "eu" não é obrigado a viver tais pensamentos e emoções. Não sabem que podem virar a mesa no palco. 


Para administrar a emoção, o "eu" deve praticar a técnica do D.C.D. (duvidar,criticar, determinar). Deve rapidamente duvidar dos seus pensamentos perturbadores, duvidar do conteúdo doente das suas emoções. Deve questionar os motivos da sua reação, criticar sua ansiedade, exigir ser livre naquele momento. Enfim, deve usar a ferramenta do silêncio, se interiorizar e resgatar a liderança do "eu".  Se o "eu" não duvidar e criticar as peças teatrais doentes que se encenam na sua mente, ele vai ser sempre vítima das suas mazelas psíquicas e dos seus transtornos emocionais.  


Vejamos alguns deles: Ansiedade e sintomas psicossomáticos: Ansiedade é um estado psíquico em que ocorre uma produção excessiva de pensamentos e emoções tensas. Os sintomas básicos são: irritabilidade, intolerância, insatisfação, instabilidade, inquietação, transtorno do sono e, àsvezes, sintomas psicossomáticos, como dor de cabeça, gastrite, tontura, nó na garganta, hipertensão arterial, queda de cabelo, dor muscular.
 

Os sintomas psicossomáticos surgem quando a ansiedade não é resolvida.  Ela é transmitida para o córtex cerebral e vai procurar algum órgão de choque. No coração gera taquicardia; na pele, prurido (coceira), nos pulmões, falta de ar. Algumas pessoas têm mais facilidade para desenvolver esses sintomas do que outras. Hoje sabemos que os transtornos psíquicos podem desencadear uma série de doenças físicas, de infarto a certos tipos de câncer. Nossa emoção pode se tornar um oásis para nossa vida ou uma bomba para nosso corpo. A escolha é sua. Administre-a. 




 Há uma ansiedade vital que é normal, pois nos anima a romper o conformismo, lutar pelos nossos sonhos, alimentar nossa curiosidade. Há outra destrutiva, que é crônica, intensa e bloqueadora.Que tipo de ansiedade você tem cultivado? Há vários tipos de ansiedade: as fobias (medo desproporcional diante de um objeto fóbíco), a síndrome
do pânico (sensação súbita de que se vai morrer oudesmaiar), o transtorno obsessivo compulsivo - TOC(idéias fixas acompanhadas, às vezes, de rituais oucomportamentos repetitivos), o transtorno ansieda degeneralizada - TAG (inquietação e irritabilidade acompanhada com freqüência de sintomas psicossomáticos), o estresse pós-traumático (ansiedade   que se sucede aos traumas físicos e psíquicos, tais como perdas de pessoas, perda do emprego, divórcio, acidentes).  Se uma dessas ansiedades envolvê-lo em alguma curva da vida, não se desespere. Ela pode ser superada. Nada é irreversível na psique humana. Treine administrar sua emoção, reciclar seu estilo de vida, atuar dentro de si mesmo.

Haja Emoção...


Os jovens são ensinados durante anos a resolver os problemas da matemática, mas não seus problemas existenciais. São ensinados a enfrentar as provas escolares, mas não as provas da vida: as rejeições, as angústias, as dificuldades. São ensinados a conhecer as entranhas dos átomos, mas não seu próprio ser.  Deveríamos ter aprendido desde a infânciaque devemos e podemos administrar a emoção para contemplar o belo, libertar a criatividade, resgatar o sentido de vida, debelar o medo, dissipar a insegurança, controlar a agressividade. Muitos são marionetes do seu mau-humor e estresse.
O grande problema do processo da leitura da memória, construção de pensamentos e transformação  da energia emocional é que o "eu", que representa a capacidade de escolha, só toma consciência deles numa etapa posterior. Isso pode algemar sua liderança...veja:

Ao assistir a um filme de terror, você (seu "eu") pode desejar não sentir medo pois sabe que por detrás das cenas existem câmeras, diretor de imagem, assistente de produção, iluminador. Mas quando a porta começa a ranger, o Gatilho da Memória abre uma janela contendo seus medos do passado. Isso produz pensamentos inconscientes, que transformam a energia emocional. Tudo é realizado em frações de segundos. Você prometeu que não queria sentir medo, mas o medo surgiu no teatro da sua mente antes que você conseguisse dominá-lo. Usando a figura do teatro, o maior desafio do "eu" é controlar, dissipar e administrar  o medo e a ansiedade depois que eles surgem. Em qualquer experiência, os primeiros pensamentos e emoções surgem antes da consciência do "eu". O "eu" deve sair da platéia, entrar no palco e dirigir a peça dos pensamentos e emoções. 

Administre Já !!



Não há dois senhores: ou você domina, ainda que parcialmente, a energia emocional ou ela o dominará.



No passado, embora sem nenhum conhecimento de psicologia, as pessoas saudáveis dominavam sua emoção pela capacidade intuitivade de contemplar o belo,  de ser autor da sua história, de  fazer das perdas lições de vida. 


 Hoje, a sociedade é tão estressante e competitiva que, se não desenvolvermos habilidades para administrar a emoção, o risco de se ter uma péssima qualidade de vida é enorme. Não corra esse risco. Sabe, Reis dominaram o mundo, mas não dominaram sua emoção, Generais venceram batalhas, mas perderam guerras dentro de si mesmos, no território da emoção. Foram prisioneiros da raiva, do ódio, do orgulho, da angústia (tristeza com sensação de aperto no peito). Se você não administrar sua emoção, será um barco sem leme, dirigido pelos elogios, aceitações, críticas e frustrações. 



Se os ventos sociais forem bons, você terá mais chances de chegar  a bom termo, mas se enfrentar tempestades, poderá afundar. Conheço muitas pessoas que são assim, preferem ser sempre vitimas de suas emoções do que administrá-las...